Formação
dos Profissionais da Escola do ProUCA-To
Escola
Municipal Orlindo Pereira da Mota
Tutora:
Dúzia dos Santos Bihain
Atendimento Educacional Especializado
PLANO DE AEE
A. Dados de identificação.
Escola: Municipal Orlindo Pereira da
Mota
Nome dos alunos: Lucas Lopes Medeiros Idade: 11 anos
Professora: 5º Ano Turno: Vespertino
Professora do AEE: Arlenda Brasileiro Figueredo
Fonseca e Francisca Santos Barbosa Duarte.
Disciplinas: Português e Matemática
Planejamento Bimestre: 1º
Bimestre
Estudo de caso:
O aluno
Lucas Lopes Medeiros tem 11 anos está matriculado no 4º ano do ensino
fundamental, mora no Assentamento Vale Verde com o pai, a mãe, uma irmã mais
velha que ele e um irmão mais novo.
Em seu
portfólio encontra-se um laudo médico com as seguintes informações: CID. F-70.
Apresenta estrabismo, fazia uso de óculos, porém disse que estragou e que o pai
nunca mais providenciou o concerto ou aquisição de outro óculo e, está com
dificuldade para realizar as tarefas. O mesmo freqüenta a sala de
recurso duas vezes por semana.
No
aspecto cognitivo, o aluno tem dificuldade de memorização, é muito lento na
aprendizagem e esquece com facilidade, conversa muito e dispersa facilmente na
sala, porém, é calmo e obedece a regras e ordens.
Na
linguagem o aluno faz troca de letras na escrita de algumas palavras, reconhece
as vogais e o alfabeto, lê palavras com sílabas simples, ora apresenta
dificuldade.
No
conhecimento lógico matemático, realiza adição e subtração simples, com auxílio
de material concreto.
O aluno
apresenta boa socialização com os professores e colegas
B. Plano de AEE
É Fácil e
gostoso estudar e aprender utilizando o laptop.
1. Objetivos do plano:
- Identificar e reconhecer a letras do alfabeto e praticar a escrita das mesmas.
- Seqüenciar os números percebendo as diferentes formas de representá-las na escrita e sua ordem;
- Desenvolver a capacidade de se expressar oralmente e informalmente;
- Desenvolver a capacidade de se inter-relacionar com os colegas e professores.
- Resolver situações problemas simples, oralmente e por escrito.
2. Organização do atendimento:
- Período
de atendimento: 1º Bimestre
- Freqüência:
2 vezes por semana ou mais se necessário.
- Tempo
de atendimento: 1:00 por dia
- Composição do atendimento: (X) individual (X) coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
ÁREA COGNITIVA
- Jogos de sequencia lógica:
montar e falar sobre a ordem correta dos acontecimentos;
- Jogos raciocínio lógico matemático..
- Montagem da sequencia alfabética com alfabeto móvel;
- Brincadeiras envolvendo as sílabas simples: Através de jogos de dominó com alfabeto, associação de letra
ao nome e à figura, formação de palavras;
- Jogos e atividades que contemplem ordem numérica e as operações de
adição e subtração simples com auxílio.
- Ouvir e contar histórias
LINGUAGEM ORAL
Articular
claramente os vocábulos, letras, sílabas, palavras frases.
ATENÇÃO E
CONCENTRAÇÃO
- Caça palavras no computador.
- Montar quebra cabeças;
- Jogo da memória.
- Dominó, dominó de adições, subtrações e multiplicações.
PERCEPTIVO E MOTOR
- Esse aspecto o aluno já esta desenvolvido.
ATIVIDADE DE VIDA
DIÁRIA – AVD
O aluno não necessita de
atividade nesse aspecto.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.
·
Atividades
escritas e jogos convencionais e no PC.
5. Adequações de materiais:
- Não há necessidade de adequação de materiais para atendimento
6. Seleção de materiais e equipamentos que existem
na sala de recursos multifuncionais:
- Alfabeto
móvel;
- Jogos
pedagógicos; (números, formação de palavras, palitinhos, etc...)
- Pincel, Tesoura; Cola.
- Computador;
- Som.
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e
da produção de materiais:
- Família;
- Profissionais da saúde: Psicóloga e fonoaudióloga
- Outras parcerias também podem contribuir para o atendimento além das mencionadas acima.
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE
sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
- Professor de sala de aula regular;Diretor escolar;
- Equipe pedagógica;
- Funcionários auxiliares.
C. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de
registro:
As atividades desenvolvidas em conformidade
com o plano serão registradas na ficha de acompanhamento individual, e será avaliado
durante toda a sua execução. A avaliação será contínua, através das observações
diárias do desempenho da criança junto à professora regente, quanto às
atividades realizadas e seu desenvolvimento em sala de aula.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano
de AEE:
Espera-se que no
final do bimestre o aluno seja capaz de ler palavras com silabas simples,
resolver continhas e situações problemas simples.
Desenvolvimento
das aulas
Dia: 28/05/2014
- Assistiu se o vídeo: Os três porquinhos, após a leitura estimulou se a criança para que ela recontasse a historia da forma que ala entendeu.
- Com o uso do alfabeto móvel, fez se a leitura de palavras com sílabas simples.
- Colocou-se as cenas da história em ordem dos acontecimentos dos fatos.
Dia: 05/05/2014:
- Realizou-se a escrita dos números no laptop, em seguida colocou-os em ordem crescente;
- Depois com os números móveis fez-se a ordens dos números;
- Ainda com o laptop, realizaram atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos com o uso do laptop.
Dia: 07/05/20014:
- Atividade de Caça palavras no laptop. Montar quebra cabeças e realizar um Caça palavras no laptop.
Dia: 12/05/2014:
- Atividade de jogo da memória com os números e letras;
- Ainda nessa atividade utilizamos o jogo da memória números e objetos.
Dia: 14/05/2014:
- Colocou-os os números em ordem crescente no laptop;
- Em seguida com os números móveis fez-se a ordem numérica;
- Ainda com o laptop, realizamos atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos.
Evidência das aulas Sala de Recurso
"Um
dia quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que
lutaste"
(Sigmund Freud)
Parabéns Boneca!