twitter


Formação dos Profissionais da Escola do ProUCA-To

Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota
Tutora: Dúzia dos Santos Bihain
Atendimento Educacional Especializado
PLANO DE AEE
A. Dados de identificação.
Escola: Municipal Orlindo Pereira da Mota
Nome dos alunos: Lucas Lopes Medeiros            Idade: 11 anos
Professora:          5º Ano            Turno: Vespertino
Professora do AEE: Arlenda Brasileiro Figueredo Fonseca e Francisca Santos Barbosa Duarte.
Disciplinas: Português e Matemática

Planejamento Bimestre: 1º Bimestre
Estudo de caso:
O aluno Lucas Lopes Medeiros tem 11 anos está matriculado no 4º ano do ensino fundamental, mora no Assentamento Vale Verde com o pai, a mãe, uma irmã mais velha que ele e um irmão mais novo.
Em seu portfólio encontra-se um laudo médico com as seguintes informações: CID. F-70. Apresenta estrabismo, fazia uso de óculos, porém disse que estragou e que o pai nunca mais providenciou o concerto ou aquisição de outro óculo e, está com dificuldade para realizar as tarefas. O mesmo freqüenta a sala de recurso duas vezes por semana.
No aspecto cognitivo, o aluno tem dificuldade de memorização, é muito lento na aprendizagem e esquece com facilidade, conversa muito e dispersa facilmente na sala, porém, é calmo e obedece a regras e ordens.
Na linguagem o aluno faz troca de letras na escrita de algumas palavras, reconhece as vogais e o alfabeto, lê palavras com sílabas simples, ora apresenta dificuldade.
No conhecimento lógico matemático, realiza adição e subtração simples, com auxílio de material concreto.
O aluno apresenta boa socialização com os professores e colegas

B. Plano de AEE
É Fácil e gostoso estudar e aprender utilizando o laptop.
1. Objetivos do plano:
  • Identificar e reconhecer a letras do alfabeto e praticar a escrita das mesmas.
  • Seqüenciar os números percebendo as diferentes formas de representá-las na escrita e sua ordem;
  • Desenvolver a capacidade de se expressar oralmente e informalmente;
  • Desenvolver a capacidade de se inter-relacionar com os colegas e professores.
  • Resolver situações problemas simples, oralmente e por escrito.

2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: 1º Bimestre
  • Freqüência: 2 vezes por semana ou mais se necessário.
  • Tempo de atendimento: 1:00  por dia
  • Composição do atendimento: (X) individual   (X) coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
ÁREA COGNITIVA
  •  Jogos de sequencia lógica: montar e falar sobre a ordem correta dos acontecimentos;
  • Jogos raciocínio lógico matemático..
  • Montagem da sequencia alfabética com alfabeto móvel;
  • Brincadeiras envolvendo as sílabas simples: Através de jogos de  dominó com alfabeto, associação de letra ao nome e à figura, formação de palavras;
  • Jogos e atividades que contemplem ordem numérica e as operações de adição e subtração simples com auxílio.
  • Ouvir e contar histórias
LINGUAGEM ORAL
Articular claramente os vocábulos, letras, sílabas, palavras frases.
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
  • Caça palavras no computador.
  • Montar quebra cabeças;
  • Jogo da memória.
  • Dominó, dominó de adições, subtrações e multiplicações.
PERCEPTIVO E MOTOR
  • Esse aspecto o aluno já esta desenvolvido.
ATIVIDADE DE VIDA DIÁRIA – AVD
O aluno não necessita de atividade nesse aspecto.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.
·        Atividades escritas e jogos convencionais e no PC.
5. Adequações de materiais:
  • Não há necessidade de adequação de materiais para atendimento
6. Seleção de materiais e equipamentos que existem na sala de recursos multifuncionais:
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos pedagógicos; (números, formação de palavras, palitinhos, etc...)
  • Pincel, Tesoura; Cola.
  • Computador;
  • Som.
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:

  • Família;
  • Profissionais da saúde: Psicóloga e fonoaudióloga
  • Outras parcerias também podem contribuir para o atendimento além das mencionadas acima.
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
  • Professor de sala de aula regular;Diretor escolar;
  • Equipe pedagógica;
  • Funcionários auxiliares.
C. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro:

As atividades desenvolvidas em conformidade com o plano serão registradas na ficha de acompanhamento individual, e será avaliado durante toda a sua execução. A avaliação será contínua, através das observações diárias do desempenho da criança junto à professora regente, quanto às atividades realizadas e seu desenvolvimento em sala de aula.

 2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
Espera-se que no final do bimestre o aluno seja capaz de ler palavras com silabas simples, resolver continhas e situações problemas simples.

Desenvolvimento das aulas
Dia: 28/05/2014
  • Assistiu se o vídeo: Os três porquinhos, após a leitura estimulou se a criança para que ela recontasse a historia da forma que ala entendeu.
  • Com o uso do alfabeto móvel, fez se a leitura de palavras com sílabas simples.
  • Colocou-se as cenas da história em ordem dos acontecimentos dos fatos.

Dia: 05/05/2014:
  • Realizou-se a escrita dos números no laptop, em seguida colocou-os em ordem crescente;
  • Depois com os números móveis fez-se a ordens dos números;
  • Ainda com o laptop, realizaram atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos com o uso do laptop.

Dia: 07/05/20014:
  • Atividade de Caça palavras no laptop. Montar quebra cabeças e realizar um Caça palavras no laptop.

Dia: 12/05/2014:
  • Atividade de jogo da memória com os números e letras;
  • Ainda nessa atividade utilizamos o jogo da memória números e objetos.

Dia: 14/05/2014:
  • Colocou-os os números em ordem crescente no laptop;
  • Em seguida com os números móveis fez-se a ordem numérica;
  • Ainda com o laptop, realizamos atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos.

Evidência das aulas Sala de Recurso



"Um dia quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste" 
(Sigmund Freud)

Parabéns Boneca!


0 comentários:

Postar um comentário