Formação
dos Profissionais da Escola do ProUCA-To
Escola
Municipal Orlindo Pereira da Mota
Tutora:
Dúzia dos Santos Bihain
Atendimento
Educacional Especializado
PLANO DE AEE
A. Dados de identificação.
Escola: Municipal Orlindo Pereira da
Mota
Nome dos alunos: Neiva Rodrigues da Silva Idade:
10 anos
Professora: 5º Ano Turno: Vespertino
Professora do AEE: Arlenda Brasileiro Figueredo
Fonseca e Francisca Santos Barbosa Duarte.
Disciplinas: Português e Matemática
Planejamento Bimestre: 1º
Bimestre
Estudo de caso:
Neiva
Rodrigues da Silva tem 10 anos mora com a avó, uma tia, prima, o pai, a mãe é
falecida.
Em seu
portfólio encontra-se um laudo médico com as seguintes informações: a criança é
portadora de Disfunção cerebral mínima da infância, caracterizado por déficit
de atenção, baixo rendimento escolar. A mesma freqüenta a sala de
recurso duas vezes por semana.
No
aspecto cognitivo, a aluna tem dificuldade de memorização, é muito lento na
aprendizagem e esquece com facilidade, é nervosa, conversa muito na sala, tem
dificuldade de obedece a ordens e regras.
Na
linguagem a aluna reconhece algumas vogais, conhece algumas letras do alfabeto,
apresenta dificuldade de concentração e dispersa facilmente.
No
conhecimento lógico matemático, reconhece os números, mas não os quantificam,
nem consegue coloca-los na ordem, pouco sabe adicionar e subtrair.
A aluna
apresenta uma socialização razoável tanto com os professores como colegas.
B. Plano de AEE
É Fácil e
gostoso aprender utilizando o laptop.
1. Objetivos do plano
- Identificar e reconhecer a letras do alfabeto e praticar a escrita com o uso do laptop;
- Identificar seqüência lógica e nomear os números percebendo as diferentes formas de representá-las na escrita e sua ordem utilizando adicionar e subtrair com o uso do laptop.
2. Organização do atendimento:
- Período
de atendimento: 1º Bimestre
- Freqüência:
2 vezes por semana ou mais se necessário.
- Tempo
de atendimento: 2: 00 hora por dia
- Composição
do atendimento: (X) individual (X) coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
ÁREA COGNITIVA
- Jogos de sequencia lógicos:
montar e falar sobre a ordem correta dos acontecimentos com o uso do
laptop;
- Jogos raciocínio lógico matemático uso do laptop.
- Jogos com alfabeto, associação de letra ao nome e à figura,
formação de palavras com sílabas simples.
LINGUAGEM ORAL
- Assistir e recontar histórias no youtub utilizando o laptop.
- Articular claramente os vocábulos, letras, sílabas, palavras.
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
- Caça palavras no laptop.
- Montar quebra cabeças laptop;
- Jogo da memória no laptop;
- Jogos matemáticos no laptop.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.
- Atividades escritas e jogos convencionais e no laptop.
5. Adequações de materiais:
- Não há necessidade de adequação de materiais para atendimento
6. Seleção de materiais e equipamentos que existem
na sala de recursos multifuncionais:
- Alfabeto
móvel;
- Jogos
pedagógicos; (números, formação de palavras, palitinhos, etc...)
- Pincel, Tesoura; Cola.
- Computador, notebook e laptop;
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e
da produção de materiais:
- Família;
- Secretaria de educação (auxílio no fornecimento de materiais necessários para realização do trabalho pedagógico tanto da sala regular como sala de recursos multifuncionais);
- Profissionais da saúde: Psicóloga e fonoaudióloga
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE
sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
- Professor de sala de aula regular;
- Diretor escolar;
- Equipe pedagógica;
- Funcionários auxiliares.
C. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de
registro:
O plano será registrado em ficha
de acompanhamento individual, sendo avaliado durante toda a sua execução. O
registro da avaliação será contínuo, será através das observações diárias do
desempenho da criança junto à professora regente, e quanto às atividades
realizadas em sala e seu desenvolvimento proposto em sala de aula e de aula
AEE.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano
de AEE:
Espera-se que no
final do bimestre o aluno seja capaz de ler palavras com silabas simples,
resolver continhas e situações problemas simples de adição e subtração sem
auxílio.
Desenvolvimento
das aulas
Evidência
das aulas Sala de Recurso
Dia: 28/05/2014
- Assistiu se o vídeo: Os três porquinhos, após a leitura estimulou se a criança para que ela recontasse a historia da forma que ala entendeu.
- Com o uso do alfabeto móvel, fez se a leitura de palavras com sílabas simples.
- Colocou-se as cenas da história em ordem dos acontecimentos dos fatos.
Dia: 05/05/2014:
- Realizou-se a escrita dos números no laptop, em seguida colocou-os em ordem crescente;
- Depois com os números móveis fez-se a ordens dos números;
- Ainda com o laptop, realizaram atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos com o uso do laptop.
Dia: 07/05/20014:
- Atividade de Caça palavras no laptop. Montar quebra cabeças e realizar um Caça palavras no laptop.
Dia: 12/05/2014:
- Atividade de jogo da memória com os números e letras;
- Ainda nessa atividade utilizamos o jogo da memória números e objetos.
Dia: 14/05/2014:
- Colocou-os os números em ordem crescente no laptop;
- Em seguida com os números móveis fez-se a ordem numérica;
- Ainda com o laptop, realizamos atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos.
"Somos
o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que
somos". (E. Galeano)
Parabéns lindinha, você está fazendo um trabalho brilhante!