twitter


Formação dos Profissionais da Escola do ProUCA-To

Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota
Tutora: Dúzia dos Santos Bihain
Atendimento Educacional Especializado
PLANO DE AEE
A. Dados de identificação.

Escola: Municipal Orlindo Pereira da Mota
Nome dos alunos: Neiva Rodrigues da Silva          Idade: 10 anos
Professora:          5º Ano            Turno: Vespertino
Professora do AEE: Arlenda Brasileiro Figueredo Fonseca e Francisca Santos Barbosa Duarte.
Disciplinas: Português e Matemática
Planejamento Bimestre: 1º Bimestre

Estudo de caso:
Neiva Rodrigues da Silva tem 10 anos mora com a avó, uma tia, prima, o pai, a mãe é falecida.
Em seu portfólio encontra-se um laudo médico com as seguintes informações: a criança é portadora de Disfunção cerebral mínima da infância, caracterizado por déficit de atenção, baixo rendimento escolar. A mesma freqüenta a sala de recurso duas vezes por semana.
No aspecto cognitivo, a aluna tem dificuldade de memorização, é muito lento na aprendizagem e esquece com facilidade, é nervosa, conversa muito na sala, tem dificuldade de obedece a ordens e regras.
Na linguagem a aluna reconhece algumas vogais, conhece algumas letras do alfabeto, apresenta dificuldade de concentração e dispersa facilmente.
No conhecimento lógico matemático, reconhece os números, mas não os quantificam, nem consegue coloca-los na ordem, pouco sabe adicionar e subtrair.
A aluna apresenta uma socialização razoável tanto com os professores como colegas.

 B. Plano de AEE
É Fácil e gostoso aprender utilizando o laptop.

1. Objetivos do plano
  • Identificar e reconhecer a letras do alfabeto e praticar a escrita com o uso do laptop;
  • Identificar seqüência lógica e nomear os números percebendo as diferentes formas de representá-las na escrita e sua ordem utilizando adicionar e subtrair com o uso do laptop.
2. Organização do atendimento:

  • Período de atendimento: 1º Bimestre
  • Freqüência: 2 vezes por semana ou mais se necessário.
  • Tempo de atendimento: 2: 00 hora por dia
  • Composição do atendimento: (X) individual   (X) coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
      ÁREA COGNITIVA
  •  Jogos de sequencia lógicos: montar e falar sobre a ordem correta dos acontecimentos com o uso do laptop;
  • Jogos raciocínio lógico matemático uso do laptop.
  • Jogos com alfabeto, associação de letra ao nome e à figura, formação de palavras com sílabas simples.
LINGUAGEM ORAL
  • Assistir e recontar histórias no youtub utilizando o laptop.
  • Articular claramente os vocábulos, letras, sílabas, palavras.
     ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
  • Caça palavras no laptop.
  • Montar quebra cabeças laptop;
  • Jogo da memória no laptop;
  • Jogos matemáticos no laptop.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.
  • Atividades escritas e jogos convencionais e no laptop.
5. Adequações de materiais:
  • Não há necessidade de adequação de materiais para atendimento
6. Seleção de materiais e equipamentos que existem na sala de recursos multifuncionais:
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos pedagógicos; (números, formação de palavras, palitinhos, etc...)
  • Pincel, Tesoura; Cola.
  • Computador, notebook e laptop;
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
  • Família;
  •  Secretaria de educação (auxílio no fornecimento de materiais necessários para realização do trabalho pedagógico tanto da sala regular como sala de recursos multifuncionais);
  • Profissionais da saúde: Psicóloga e fonoaudióloga
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
  • Professor de sala de aula regular;
  • Diretor escolar;
  • Equipe pedagógica;
  • Funcionários auxiliares.
C. Avaliação dos resultados:

1. Indicação de formas de registro:
O plano será registrado em ficha de acompanhamento individual, sendo avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação será contínuo, será através das observações diárias do desempenho da criança junto à professora regente, e quanto às atividades realizadas em sala e seu desenvolvimento proposto em sala de aula e de aula AEE.

 2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
Espera-se que no final do bimestre o aluno seja capaz de ler palavras com silabas simples, resolver continhas e situações problemas simples de adição e subtração sem auxílio.

Desenvolvimento das aulas
Evidência das aulas Sala de Recurso

Dia: 28/05/2014
  • Assistiu se o vídeo: Os três porquinhos, após a leitura estimulou se a criança para que ela recontasse a historia da forma que ala entendeu.
  • Com o uso do alfabeto móvel, fez se a leitura de palavras com sílabas simples.
  • Colocou-se as cenas da história em ordem dos acontecimentos dos fatos.
Dia: 05/05/2014:
  • Realizou-se a escrita dos números no laptop, em seguida colocou-os em ordem crescente;
  • Depois com os números móveis fez-se a ordens dos números;
  • Ainda com o laptop, realizaram atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos com o uso do laptop.
Dia: 07/05/20014:
  • Atividade de Caça palavras no laptop. Montar quebra cabeças e realizar um Caça palavras no laptop.
Dia: 12/05/2014:
  • Atividade de jogo da memória com os números e letras;
  • Ainda nessa atividade utilizamos o jogo da memória números e objetos.
Dia: 14/05/2014:
  • Colocou-os os números em ordem crescente no laptop;
  • Em seguida com os números móveis fez-se a ordem numérica;
  • Ainda com o laptop, realizamos atividades de adição e subtração simples em jogos matemáticos.



"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos". (E. Galeano)

Parabéns lindinha, você está fazendo um trabalho brilhante!

0 comentários:

Postar um comentário